As relações humanas são sempre difíceis. Em locais fechados, como os condomínios, é ainda mais desafiador manter o cotidiano nos trilhos e sem problemas. E quando essa relação envolve hierarquia, há ainda mais pontos a serem trabalhados.
Quando se trata se condôminos e funcionários, há diversos fatores a serem considerados. O síndico é presente? O zelador é eficiente? As regras do convívio e trabalho estão claras para todos e são reforçadas de tempos em tempos? Ajuda se todas essas questões tiverem resposta positiva.
Para quem não respondeu “sim” a todas as perguntas acima, abaixo o SíndicoNet elencou algumas dicas do que fazer e do que não fazer.
O condomínio é um ambiente de trabalho menos formal que uma empresa, por exemplo, mas nem por isso seus funcionários devem se descuidar da postura profissional.
Também é importante que se chame a atenção para a importância do papel do síndico nesse relacionamento. É ele quem dita as regras – e quem deve prestar atenção para que as mesmas sejam cumpridas, tanto por funcionários quanto moradores.
O síndico não pode, por exemplo, permitir que algum morador – ou vários – dêem ordens ou broncas seguidamente nos funcionários. Dependendo da abordagem, o prestador de serviços pode considerar aquilo como assédio moral, e ingressar com ação na Justiça do Trabalho. Se ganhar, todo o condomínio será penalizado.
Mais uma ajuda que o síndico pode oferecer no bom relacionamento entre moradores e funcionários é uma reciclagem periódica para os últimos. Com a possibilidade de fazer um curso de aprimoramento, o colaborador se sente prestigiado e tende a trabalhar mais satisfeito.
No caso de funcionários provenientes de empresas terceirizadas é fundamental que os moradores entendam a diferença entre esses e os do condomínio. Principalmente no caso de terceirizados, queixas e reclamações devem ser enviadas ao responsável pela equipe do condomínio. Para repassar esses comentários, o síndico ou o zelador devem ser acionados.
Outra face desse relacionamento é a dos funcionários com os idosos. Em muitos locais, vemos que porteiros, zeladores e outros são uma companhia e uma grande ajuda para essa parcela da população. É comum que o porteiro deixe a portaria para ajudar uma senhora com sua sacola de compras ou forneça outros tipos de ajuda. Entretanto, por mais bem intencionado que possa ser qualquer uma das partes, vale ressaltar novamente que esse tipo de "função extra" não cabe nas atribuições legais dos funcionários.